quinta-feira, 28 de abril de 2011

Encostas de Bom Jardim e mais quatro municípios da Região Serrana serão mapeadas

A empresa Regea Geologia e Estudos Ambientais, contratada por meio de licitação realizada na última terça-feira pelo Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), vai mapear as encostas de cinco municípios da região serrana: Bom Jardim, Areal, Cachoeiras de Macacu, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro. O trabalho prevê consultoria em geologia e cartografia de risco a escorregamentos de encostas. O prazo máximo de mapeamento é de seis meses.

Com base nesse trabalho, o DRM elabora cartas de risco iminente, ou seja, documentos que funcionam como subsídio às prefeituras para a elaboração de Planos de Contingência (para atendimento a situações de emergência) e de Planos Municipais de Redução de Risco. O trabalho é financiado pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), da Secretaria estadual do Ambiente.

A Regea já está realizando esse trabalho em outros municípios da Baixada Fluminense e litoral do estado. A empresa foi a vencedora da licitação realizada pelo DRM-RJ após ter apresentado proposta no valor de R$ 209.475,00. Segundo Flavio Erthal, presidente do DRM, os trabalhos devem começar no mês que vem.

— Como a empresa já conhece o trabalho, fica mais fácil a condução dos próximos. O que falta agora são os procedimentos finais para homologação do resultado e demais providências administrativas — explica.

Nenhum comentário: