sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bom Jardim apresenta esforços na reconstrução do município

Por Ana Amelia Mendes

Após um mês da tragédia que atingiu sete municípios da Região Serrana, entre eles Bom Jardim, os esforços na tentativa de retomar o cotidiano de milhares de pessoas são muitos. Máquinas, tratores, caminhões, homens e a própria população trabalham incessantemente na limpeza de estradas, ruas e rios, confecção de pontes, retirada de entulhos, reconstruindo o que a natureza ainda permite.

Segundo último levantamento realizado em Bom Jardim, o município teve 38 deslizamentos, além de 23 pontes, 20 estradas e 17 ruas afetadas com a enxurrada da madrugada do dia 12 de janeiro. No comércio, calcula-se uma perda estimada de R$ 20 milhões e R$ 50 milhões de prejuízo nos setores industrial e agrícola.

A Defesa Civil Municipal ainda realiza vistorias nas áreas atingidas, porém no primeiro momento, identificou a necessidade de demolição em 48 prédios, já em andamento. Em contrapartida, uma comissão montada pela prefeitura já analisou terrenos em São José do Ribeirão, em Banquete e no Centro para a construção das casas para os que perderam tudo na catástrofe.

A distribuição de donativos continua, atualmente a secretaria de Promoção e Assistência Social faz a entrega através da visita domiciliar nas áreas diretamente atingidas, e 23 pessoas continuam nos abrigos mantidos pela prefeitura em parceria com escolas municipais e estaduais.

Nenhum comentário: